sábado, 14 de agosto de 2010

9ª MANDAMENTO

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Êxodo 20:16)
Podemos facilmente quebrar este mandamento falando mal de alguém, manchando sua reputação ou denegrindo seu nome; principalmente se não temos certeza do que estamos dizendo, o que é sem dúvida a maioria dos casos. Fato é que nem deveríamos entrar neste tipo de assunto, porque ao entrarmos, estaremos certamente julgando o que não nos cabe julgar.
O mais interessante nesta instrução é que "testemunhar falsamente" não prejudica apenas ao que recebe a afirmação falsa, mas principalmente a quem praticou esta calúnia. Por isso, desde já fica aqui a essência do mandamento de hoje: quem mente ou levanta inverdades infundadas, não engana ou é contra somente ao próximo, mas é contra a si mesmo!
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida..." (João 14:6). Ele não disse que "possui" a verdade, mas sim que é a própria. A verdade não é somente uma emanação que vem dEle, mas antes é mais um dos sinônimos da própria essência de Deus, ou de como o vemos por Jesus.
Em contrapartida, Jesus nos disse que Satanás é o originador da mentira: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (João 8:44). Foi através dele que "o mundo ouviu" a primeira mentira quando enganou a nossos primeiros pais no jardim do Éden. Assim, pelo verso acima, compreendemos facilmente que quando MENTIMOS nos transferimos voluntariamente não mais como filhos de Deus, mas como filhos e discípulos do inimigo. Quando faltamos com a verdade, dizemos aos céus que não amamos a verdade, e consequentemente não amamos aquEle que é a mais pura verdade - Jesus!
Por mais que o mundo atual, principalmente dos negócios ache e muitas vezes ensine, mentir não é sinal de inteligência (Qi) muito menos de persuasão (Qe), mas sim uma característica de vida de quem vive sem Deus, que não ama a verdade e possui uma natureza pecaminosa. Está escrito: “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos” (Salmos 101:7). Como a questão da mentira é oposição exata da verdade, rejeitando o próprio Deus da verdade, ela também será levantada no dia do juízo. O livro de apocalipse dá enfase a este assunto: "Nela (na cidade santa), nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro" (Ap 21.27).
Não levante falso boato, não minta. Na verdade, toda forma de fraude, engano, desculpas esfarrapadas, hipocrisia, lisonja, falsas promessas, duplicidade... são apenas formas disfarçadas de pecados que nos separaram de Deus.
Que o Seu Espírito possa convencê-lo diariamente, mesmo que não lhe pareça o ideal num primeiro momento, que praticar a verdade é sempre o melhor CAMINHO. "... porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados" (I Samuel 2:30).
REFLEXÃO: " Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Rom 8:31-32).

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA