terça-feira, 20 de julho de 2010

Miguel é Jesus?

O significado dos dois nomes Jesus e Miguel.
Jesus: Transliteração de "Iesous", do grego, que por sua vez é uma tradução do nome hebraico "Yeshua", que significa "salvação, aquele que salva, salvador”.
Miguel: Original no hebraico significando “Aquele que é como Deus”
Mig- “ser, igual, semelhante” El – "Deus".
O sufixo "el", que significa "Deus", e é usado em outros nomes bíblicos em forma de afirmação, tal como em Daniel ("Meu juiz é Deus"), Emanuel ("Connosco está Deus"), Ezequiel ("A força de Deus"), Samuel ("Nome de Deus") ou Gamaliel ("Recompensa de Deus").
Mas a bíblia nos diz que não há ninguém como Deus!
Ex: “Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem contigo se assemelha? Pois livras o aflito daquele que é demais forte para ele, o mísero e o necessitado, dos seus extorsionários.”(Salmo 35:10)
Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu és, SENHOR, com a tua fidelidade ao redor de ti?!”(Salmo 89:8)
Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei.”(Hebreus 6:13e14)
Opa! Uma contradição? A bíblia está errada?
Calma, vamos entender mais algumas coisas.
O nome Miguel é escassamente referido na Bíblia, surgindo apenas nos versículos seguintes.
Daniel 10:13
"O Príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias, mas Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio"
Daniel 10:21
"Ninguém me presta auxílio para estas coisas senão Miguel, vosso Príncipe."
Daniel 12:1
"Nesse tempo levantar-se-á Miguel, o grande Príncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo. Será um tempo de tal angústia qual jamais terá havido até aquele tempo, desde que as nações existem. Mas nesse tempo o teu povo escapará, isto é, todos os que se encontrarem inscritos no Livro."
Judas 9
"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!"
Apocalipse 12:7
"Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu."
Bom agora vamos entender como podemos chegar a conclusão de que Jesus e Miguel são a mesma pessoa. Lembro primeiramente que identificar Miguel com Jesus é um objetivo meramente informativo, pois este assunto não é considerado uma doutrina, nem tampouco é de grande importância para salvação do indivíduo de forma direta, mas sim para compreender mais a bíblia e Seus dizeres, alcançando assim a salvação. “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”(João 5:39)
Jesus é criador (João 1:3); Anjo é criatura (Colossenses 1:16);
• Miguel é o único arcanjo mencionado na Bíblia (comandante dos anjos);
• Jesus é adorado pelos Anjos (Hebreus 1:6), mas não por Miguel.
• As únicas referências bíblicas para o nome Miguel foram mencionadas acima e são:
Daniel 10:13; Daniel 10:21; Daniel 12:1; Judas 9; Apocalipse 12:7
• Nenhuma dessas referências apresenta Jesus sendo adorado por Miguel.
• Os anjos não podem ser adorados (Apocalipse 22:8-9);
• Mas não posso dizer que Miguel não pode ser adorado enquanto existir evidência de que se trata justamente da pessoa de Jesus;
• Jesus é o Senhor dos Senhores (Apocalipse 17:14);
• Jesus é o Príncipe da Paz (Isaias 9:6);
• Miguel é um dos Primeiros Príncipes (Daniel 10:13);
• Jesus é Rei dos Reis (Apocalipse 17:14) e Príncipe da Paz (Isaias 9:6);
• Miguel é o Grande Príncipe (Daniel 12:1);
• Miguel é o defensor dos filhos do teu povo;
• Em Daniel 12:1, Miguel é apresentado como salvador;
• Será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro (da vida);
• Somente Jesus é Salvador (Atos 4:12);
• Considerar Miguel sendo uma criatura (um anjo) é contraditório, pois uma criatura (um anjo) não pode ser Salvador.
Na carta de Judas, no versículo 9, Miguel é designado como "o arcanjo" termo que significa "anjo principal". Esta é a única ocorrência bíblica de alguém ser chamado de "o arcanjo", logo podemos concluir que, existe apenas um anjo assim. A palavra "arcanjo" ocorre na Bíblia apenas no singular, nunca no plural. Além disto, o cargo de arcanjo se relaciona com Jesus.
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido e com voz de arcanjo."( Tessalonicenses 4:16)
Em Apocalipse 12:7 Miguel e seus anjos batalharam contra o dragão e seus anjos, de modo que Miguel é descrito ali como o líder de um exército de anjos fiéis. O mesmo livro também se refere a Jesus como líder de um exército de anjos fiéis, no capítulo 19, versículos 14 a 16, sendo que o apóstolo Paulo menciona especificamente o "Senhor Jesus" e os "seus anjos poderosos" (2Tessalonicenses 1:7), pelo que é possível concluir que, na Bíblia, existem referências tanto de Miguel e "seus anjos" como de Jesus e "seus anjos". (Mateus 13:41; 16:27; 24:31; 1 Pedro 3:22)
No entanto, uma vez que nos textos bíblicos em nenhuma parte é indicada a existência de dois exércitos de anjos fiéis no céu, um comandado por Miguel e outro por Jesus, concluímos de que Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo na sua posição celestial.
"Esta conclusão, não obstante, é tida como sendo muito débil por um não menor número de peritos que afirmam que em nenhuma parte, nos textos bíblicos, se nega a referida existência de dois exércitos – Christoph Blumhardt" (Vom Reich Gottes. Aus Predigten und Andachten, p. 137) ou que sejam um mesmo exército "com dois chefes, um dos quais - Miguel - subordinado ao outro - Jesus -, tal como dá a entender o facto de ter sido Deus e não Miguel a condenar Satanás" (Paul Kleinert - Die Propheten Israels in sozialer Bezichung, p. 78 ).
Entretanto, esta referência bíblica (Judas 9) de Deus (supostamente o Pai) e não Miguel (supostamente o Filho) repreendendo Satanás "O Senhor te repreenda" não é a única na Bíblia. Encontramos em Zacarias 3:2 o seguinte texto: "Mas o SENHOR disse a Satanás: - O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende".
Aqui em Zacarias 3:1 menciona o Anjo do SENHOR. Trata-se do próprio Deus. O mesmo título dado a Deus como "Anjo do SENHOR" é dado em Gênisis 22:15. Isto leva a crer que a sugestão de que Miguel é Jesus Cristo não é tida como sendo tão débil.
Para concluir: Penso no significado dos dois nomes e que Deus leva isso em conta pois Ele mesmo mudou e deu nomes a Seus servos fiéis (Abrão – pai da fé, Boanerges para João e Tiago – Filhos do trovão e etc.). Com isso fica sem sentido Jesus ser chamado de Jesus no céu sendo que o nome Jesus significa "salvação, aquele que salva, salvador”, quem Jesus salvo no céu? Ninguém! Mas Ele é “como Deus” – Miguel.
Jean R. Habkost

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA