domingo, 20 de junho de 2010

SÉRIE DESVENDANDO A TRINDADE DIVINA - DEUS ESPÍRITO SANTO

DEUS ESPÍRITO SANTO

Nesse artigo falaremos de Deus o Espírito Santo.

Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. (Mateus 3:16)


As lamparinas brilhavam fracamente no cenáculo enquanto os discíspulos conversavam com o Mestre. As perguntas que Lhe fizeram após o convívio de aproximadamente três anos e meio demostraram que eles ainda não haviam entendido completamente a razão de Sua missão na Terra. Eles continuavam esperando que Ele libertasse sua nação do domínio romano.
Jesus, ao procurar prepará-los para os alarmantes acontecimentos que pairavam sobre eles, podia entender sua confusão. Ele falou do dom que Ele e Seu Pai enviariam ao mundo - o Espírito Santo.
“Não se preocupem com o futuro”, teria Ele dito com efeito. Vocês terão Minha presença na pessoa do Espírito Santo. Ele os guiará e os susterá através de cada experiência, por mais difícil e probante que seja”.
Como um dos membros da Trindade, o Espírito Santo é uma pessoa, e totalmente divina. Ele participou ativamente com o Pai e o Filho na Criação( Gn 1:2), e a partir de então tem estado intimamente envolvido na concretização do plano da salvação.
O Espiríto Santo é Deus (At 5:3-4; Mc 3:29; At 28:25-27 comparado com Is 6:1-10), é Senhor (2Co. 3: 17-18), é Santo (Is. 63:10; Rm. 15:16; II Cor 13:13), é Criador (Gn 1:2; Sal 104:30; Jó 33:4), é Eterno (Heb 9:14), é Onisciente (1Co. 2:10-11; Is 40:13-14), é Onipotente (Salmo 139), Onipresente (Sal 139:7-10; Jo 14:16-17; 1Cor 3:16; 6:19), é a Verdade  (1Jo 5:6; Jo16:13), Revela (1Cor 2:10; Ef 3:5), é Presciente (At 1:16; Hb 9:8; IIPd 1:21), tem Mente (Rm 8:27), é Recriador (Jo 3:6), Se Entristece (Ef 4:30).
No Evangelho de João, nos capítulos 14, 15 e 16, está registrada a descrição que Cristo fez da obra do Espírito Santo.
Ele seria enviado (João 16:7)
Convenceria o pecador (João 16:8)
Ele testemunharia de Jesus (João15:26).
Guiaria em toda a verdade (João 16:13)
Ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que Jesus disse e seria enviado em nome de Jesus (João 14:26)
Ele é chamado o Espírito da verdade (João 14:17)
Estará com todos (João 14:16)
Intercede por todos (Rom 8:26)
Contende (Gn. 6:3)  Ele adverte, insiste, pleiteia, mas não força; quando a pessoa rejeita Ele abandona.
Inspira (II Pedro 1:21). Toda a bíblia foi inspirada por Ele (II Timóteo 3:16).
E pelo fato de não estar limitado pelo tempo ou espaço, ele pode representar a Cristo perante pessoas de todos os lugares e de todas as épocas.
Além de cooperar com o trabalho dos discípulos de Cristo, habilitando-os a cumprir sua comissão, o Espírito Santo estaria presente entre os inconversos, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).
É possível que a pessoa e a obra do Espírito Santo sejam as menos entendidas dos membros da Trindade. Isto é porque a natureza da Sua obra é representar Cristo e o Pai em vez de Si mesmo.
Através do ministério do Espírito Santo, homens de Deus escreveram as Escrituras, as quais testificam de Jesus. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo”( II Pedro 1:21)
Ele encheu de poder a vida de Cristo. Através do Seu ministério as Escrituras vêm até nós cheias de vida, tornando Cristo real, amolecendo nosso coração para aceitar o Salvador, e nos capacitando a viver para Ele.
O Espírito Santo está envolvido em cada aspecto de nossa experiência cristã. Quando nos dirigimos a Deus é porque o Espírito trabalhou em nosso coração.
E quando o Espírito Santo trabalha no nosso coração Ele desperta em nós o desejo de conhecer a Deus, e viver segundo a Sua vontade.
Quando desejamos conhecer melhor a Deus através da Bíblia, e pedimos entendimento, o Espírito Santo nos guia aos textos que devemos estudar, ajuda-nos a obter compreensão clara através de nosso estudo e das impressões divinas quanto ao significado dos textos, e nos ajuda por em prática em nossa vida o que lemos. Ele então nos dá força para viver as verdades que aprendemos.
Quando sentimos tristeza por nossos pecados e nos arrependemos, é porque o Espírito Santo está operando em nosso ser.
Tudo o que compreendemos a respeito de Deus e de Jesus, o entendemos mais completamente porque o Espírito Santo, de modo humilde e anônimo, está fazendo o trabalho que foi comissionado a fazer em favor de cada pessoa.
O Espírito Santo também fortalece a igreja e os indivíduos através dos dons espirituais, alguns dos quais são notáveis em sua natureza, enquanto outros são menos extraordinários mas igualmente essenciais.
Muitos dos dons do Espírito são mencionados em Efésios 4:11, onde lemos: “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas outros para evangelistas, e outros para pastores.”
Mencionado tanto nos primeiros como nos últimos versos da Bíblia, o Espírito Santo tem estado em atividade na Criação, Encarnação, e Redenção.
Como representante pessoal de Jesus, Ele faz pelas pessoas o mesmo que Jesus faria se estivesse fisicamente presente.
“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, Ele transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, e a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda.
A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celestiais. A bênção vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus.
Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus.” DTN, 173. É a atuação de Deus, Espírito Santo. Que Ele possa tocar o nosso coração e que nossa vida possa ser transformada dia a dia. É o nosso grande anseio, Amém.

Fonte: A VOZ DA PROFECIA: Pr.Marcelo Augusto de Carvalho, complementos Douglas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA