quarta-feira, 23 de junho de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS NO NOVO TESTAMENTO


I –NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

(Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
(Marcos 12:29) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
(Marcos 12:32) - E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;

II –NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURA

(I João 5:21) - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.
(I Corintios 10:7) - Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
(Apocalipse 9:20) - E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

III –NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO

(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
(Mateus 5:34) - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
(Mateus 5:35) - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
(Mateus 5:36) - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
(Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

IV –LEMBRA-TE DO SÁBADO PARA O SANTIFICAR

( Lucas 23:56) - E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.
(Hebreus 4:9) - Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
(Hebreus 4:10) - Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
(Hebreus 4:11) - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
(Marcos 2:28) - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.
(Mateus 12:8) - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
(Mateus 12:9) - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
(Apocalipse 1:10) - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

V –HONRA TEU PAI E TUA MÃE

(Mateus 19:19) - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

VI –NÃO MATARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
(Mateus 5:21) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
(Mateus 5:22) - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
(Mateus 5:23) - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
(Mateus 5:24) - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

VII –NÃO ADULTERARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
(Mateus 5:27) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
(Mateus 5:28) - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
(Mateus 19:1) - E ACONTECEU que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão;
(Mateus 19:2) - E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.
(Mateus 19:3) - Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
(Mateus 19:4) - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
(Mateus 19:5) - E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
(Mateus 19:6) - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
(Mateus 19:7) - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
(Mateus 19:8) - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
(Mateus 19:9) - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

VIII –NÃO FURTARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
(II Timóteo 3:1) - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
(II Timóteo 3:2) - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
(II Timóteo 3:3) - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
(II Timóteo 3:4) - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
(Tiago 5:1) - EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
(Tiago 5:2) - As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
(Tiago 5:3) - O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
(Tiago 5:4) - Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
(Tiago 5:5) - Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
(Tiago 5:6) - Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
(Tiago 5:7) - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
(Tiago 5:8) - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
(Tiago 5:9) - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
(Tiago 5:10) - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
(Tiago 5:11) - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
(Tiago 5:12) - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.

XI –NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
(João 8:44) - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

X –NÃO COBIÇAR AS COISAS DO PRÓXIMO

(Romanos 13:9) - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
(Tiago 3:14) - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
(Tiago 3:15) - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
(Tiago 3:16) - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
(Tiago 4:1) - DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
(Tiago 4:2) - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
(Tiago 4:3) - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
(Tiago 4:5) - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
(Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
(Tiago 4:8) - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
(Tiago 4:9) - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
(Tiago 4:10) - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
(Tiago 4:11) - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
(Tiago 4:12) - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
(Tiago 4:13) - Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
(Tiago 4:14) - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
(Tiago 4:15) - Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
(Tiago 4:16) - Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
(Tiago 4:17) - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA